segunda-feira, 27 de junho de 2011

TALVEZ NO FUTURO PODEREMOS IR E VIR DE RECIFE À CARUARU DE TREM


Ministério dos Transportes estuda possibilidade de implantar trem de Recife a Caruaru

O ministério dos Transportes analisa a possibilidade de implantar o Programa de Trens Regionais entre Recife e Caruaru. Do total de 28 rotas de toda a malha ferroviária do País, 14 foram selecionadas e estão sendo estudadas quanto a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental (EVTESA) para o transporte de passageiros de forma regular. Ainda não há decisão do governo sobre o uso de tecnologia de trens de alta de velocidade.

"Somente os estudos iniciais determinarão as melhores soluções técnicas para cada projeto, o que, dentre outras variáveis, indicarão as obras necessárias, o uso de linhas existentes, as adequações, a tecnologia do maquinário, a velocidade e os custos de implantação", divulgou, em nota, o ministério.

domingo, 29 de maio de 2011

ALERTA AOS ORGÃOS FISCALIZADORES SOBRE OS DESMATAMENTOS DA MATA ATLÂNTICA



Mata Atlântica sofre com altos indices de desmatamento


Foi divulgada, nesta quinta-feira, 26, a atualização de um estudo acerca da devastação da Mata Atlântica no Brasil, abordando o desmatamento ocorrido entre os anos de 2008 a 2010. O estudo, chamado Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, é realizado pela ONG Sos Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e revela que, apesar de ter diminuído em relação a outros períodos estudados, os índices de desmatamento continuam muito altos.

O estudo, feito a partir de pesquisa de campo e da análise de imagens de satélites da INPE, revela que cerca de 31.195 hectares (equivalente a 311,95 quilômetros) de Mata Atlântica foram desmatados. É um índice 55% menor comparado ao registrado durante o período de 2005 a 2008, mas ainda assim são números alarmantes, levando-se em consideração a importância deste bioma para a qualidade de vida da população e para o equilíbrio do planeta.

O Estado cujo território mais teve área de Mata Atlântica devastada foi o de Minas Gerais, que perdeu aproximadamente 12,4 mil hectares do bioma, seguido dos Estados da Bahia, que perdeu 7,7 mil hectares, Santa Catarina, com 3,7 mil hectares desmatados, e Paraná, com 3,2 mil hectares.

O levantamento já havia sido divulgado no ano passado, porém incompleto, sem a presença de estudos feitos nos Estados da região Nordeste. Agora, 16 dos 17 Estados que têm presença de Mata Atlântica estão incluídos no estudo, ficando fora apenas o Piauí, por causa da indefinição das formações florestais naturais do Estado.

Fonte: O Estado de S. Paulo

sábado, 14 de maio de 2011

PINTOR-VERDADEIRO É O ESCOLHIDO COMO SÍMBOLO DA MATA-ATLÂNTICA DO NORDESTE.

O pintor-verdadeiro foi o animal mais votado no concurso que elegeu a espécie-símbolo para representar a Mata -Atlântica do Nordeste,promovido por organizações não-governamentais.O passáro,ameaçado de extinção,restrito a essa porção de Floresta -Atlântica,teve a preferência da maioria das pessoas que participaram da votação on-line e obteve 500 votos
Esperamos que a eleição dessa ave como símbolo da Mata-Atlântica,sirva de estimulo para a preservação do que resta dessa floresta que tem sido devastada pela especulação imobiliária e indústrial com a complacência dos governantes que tem feito pouco ou quase nada para a preservação de Mata.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PAULISTAS DIZEM NA VEJA QUE PORTO DE SUAPE NÃO TEM FUTURO SEM ELES,CHAMAM EMPRESÁRIOS LOCAIS DE ATRASADOS E OPERÁRIOS DE RUDIMENTARES.

Um alerta para nosso governador e para nossos deputados.
Para ler a matéria,click na imagem e der um zoom de 200% ou mais.

Fonte Revista VEJA de 02/05/2011.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ipsep quer saber quais reformas serão feitas na Praça do Sargento

O parque Senador Robert Kennedy, localizado no bairro do Ipsep e também conhecido como Praça do Sargento, teve a última intervenção quando foi instalada ali uma Academia da Cidade, em 2007.
De 2008 em diante, a Gazeta Nossa e lideranças locais, especialmente Ladelço Gomes, encetamos uma campanha pela revitalização do espaço. De lá para cá piorou a situação do “parque”, que é sistematicamente pichado, tem seus brinquedos demolidos, água empoçada durante as chuvas e outras mazelas, como uma pista de skate fora dos padrões, e portanto que não é usada, e uma pista de bicicross que também nunca teve adaptações.
A invasão por desocupados, drogados e outras figuras, durante a noite, é um pesadelo para os moradores do entorno, e nunca pode ser evitada pelas inscursões esparsas da Polícia Militar ou pela singela presença de um vigia da PCR, sem poder de usar qualquer tipo de força contra menores infratores protegidos por uma lei tanto ultrapassada quando injusta à maioria da sociedade.
Pois agora, de repente, funcionários da PCR ou de alguma empresa terceirizada fecharam completamente a praça com tapumes, sem convocar a população para discutir as obras que possivelmente serão feitas ali.
A população já havia se pronunciado várias vezes, seja através de seus líderes comunitários, seja através desta Gazeta Nossa e até pessoalmente, quando da vinda de técnicos, engenheiros, operários e diretores que vez por outra deram as caras, anotaram algo em suas planilhas e se foram embora. Na luta travada nestes mais de 3 anos, em novembro de 2008 foi entregue à PCR um abaixo assinado com mais de 1.200 assinaturas pedindo a reforma da praça e propondo mudanças. Outras reuniões foram realizadas com a URB, EMLURB e até com o então Secretário de Obras Amir Schwartz. Em 2009, foi entregue ao então Secretário de Serviços Públicos do Recife, José Humberto, depois de inúmeras reuniões com moradores e frequentadores da praça, a seguinte solicitação:
Recuperação das calçadas que circulam a praça, todas desmanteladas por vários motivos e pelo tempo; Substituição das grades que delimitam a praça; substituição total da tela de proteção para o campo de futebol; sistema de drenagem tanto para a pista de cooper como para a área dos brinquedos, que ficam alagadas por dias quando chove, impedindo as crianças de brincarem; Recuperação dos referidos brinquedos e balanços, hoje chamados de “equipamentos”. Recuperação do quiosque de dominó.

Ladelço mostra as aspirações da população aos emissários da PCR Maria Lucina e Edson Siqueira, em 2009


Foi conversado ainda com os emissários da PCR, à epoca, sobre a possibilidade de construir no local uma quadra de esportes, coberta. Na ocasião disseram os técnicos que não haveria “algo como 900 mil reais para investir nisso” e que fariam apenas as reformas de praxe, como substituição das luminárias, telhas, telas e equipamentos quebrados, etc. Nada disso foi feito e agora, perguntamos: Há dinheiro para uma reformulação totaçl como foi solicitado pela população? Onde está o projeto que não foi mostrado nem discutido? onde está a placa obrigatória por lei que diz quaqnto tempo levará a obra e quanto do dinheiro do contribuinte será aplicado? A comunidade será atendida? O que realmente a PCR vai fazer no parque Senador Robert Kennedy?
Até dia 16 de abril, quando do fechamento desta edição, ninguém sabia. Essa é a administração “transparente” de João da Costa. Mas está de acordo com o mais novo bordão publicitário da PCR: “Primeiro eles vão fazer, Depois eles vão mostrar”

sábado, 19 de março de 2011

Barack Obama Visita o Brasil.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Brasil às 7h31 deste sábado. Ele partiu na sexta-feira da Base Aérea Andrews, na região de Washington e aterrisou na Base Aérea de Brasília para uma visita de dois dias ao País. O avião presidencial decolou às 22h46 local (23h46 Brasília), ao final de uma jornada na qual Obama ameaçou com ações militares o líder líbio, Muammar Kadafi, e dirigiu a resposta dos Estados Unidos ao desastre no Japão. Acompanham o presidente, em sua primeira visita oficial ao País, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos. Eles foram recebidos por diplomatas americanos e por representantes do governo brasileiro.

A família partiu, em seguida, a bordo de uma limusine, que os levará a um hotel da capital. A primeira atividade de Obama em Brasília será uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, que o receberá com honras de Estado às 10h no Palácio do Planalto. Os líderes farão uma reunião de trabalho, seguida de uma declaração conjunta à imprensa, e depois encerrarão uma reunião de representantes de grandes corporações dos dois países. Depois do almoço oficial, Obama pronunciará um discurso em um encontro com empresários e, ao fim da tarde, será recebido por Dilma no Palácio da Alvorada.

Obama, sua esposa e suas duas filhas viajarão nesta mesma noite ao Rio de Janeiro, onde farão atividades turísticas no domingo. O presidente americano também fará um discurso no Theatro Municipal, no centro do Rio. Na segunda-feira de manhã, Obama deixará o Brasil com destino ao Chile, segunda etapa de sua viagem. O líder americano vem ao Brasil com o objetivo de reativar a influência americana e abrir novos mercados para os Estados Unidos, que ainda lutam para superar a pior crise econômica em décadas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Audiência publica para descutir as obras inacabadas pela PCR.

A audiência publica solicitada pela vereadora Aline Mariano realisada hoje no plenarinho da camara do recife,teve inicio com a leitura do requerimento feito ela a PCR pedido informações sobre as obras inacabadas da e que sengundo a veriadora lhe foi enviado com poucas informações as respeito das referidas obras>Em seguida foi passada a palavra o vereador Jurandir Liberal e Josenildo Sinesia que fizeram a defesa da prefeitura apôs a falas dos dois foi passada a palavra para o secretario Amir Schvits que fez apresentação de algumas obras que estam atrasadas ou paralisadas, entre as esplicalçoes dadas podemos destacar algumas como:empidimentos judicias,dificuldades em compras alguns equipamentos porque são importados , por conta de endinisaçoes contestadas em juízo, entre outras.
Após a fala do secretario foi passada a palavra para os presentes escritos,o primeiro a falar foi o Sr.Ladelço Gomes representando o Conselho dos Moradores do Ipsep.que fez uma verdadeira explanação dos problemas do seu bairro que segundo ele,esta abandonado pela a prefeitura
mostrou fotos dos alagamento no bairro provocado pelo canal do Ipsep que vem a muito tempo
sedo pedido pela comunidade sua pavimentação e ate agora não foi feito,mostro também o relatório do PO de 2007 onde a população elegeu a construção de um PSF na Vila da Sudene no mesmo Bairro e que até agora não foi feito nem tem previsão de quando vai ser,Ladelço Gomes solicitou a vereadora que forme uma comissão para visitar o bairro e ver o abandono por parte da PCR,o pedido foi aceito pela vereadora, segundo Ladelço vai procurara a vereadora para agendar a data da visita.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

USINA NUCLEAR.PERNAMBUCO EM PERIGO.

O deputado Fernando Ferro defendeu a instalação de uma usina nuclear em Pernambuco em seu discurso no Seminário¨ O futuro da matriz energética no nordeste¨ Se confirmada essa intenção,estaremos trazendo para Pernambuco um grande risco para nosso povo,pois essa usina produz energia e deixa um problema, lixo nuclear.
Esse lixo tem que ser guardado por vários anos dentro de todas as normas técnicas de segurança,pois se houver vazamento desse lixo radioactivo, provoca na população graves doenças entre elas o câncer, além de contaminar agua,terra e ar.
Não devemos aceitar assa proposta.
O argumento de gerar energia é muito pouco,pois temos outras fontes geradoras de energias renováveis por exemplo: A eólica e solar que não tem risco pra população e custo menor que uma usina nuclear.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

HOSPITAL DE DE AREIAS PEDE SOCORRO.


Membros do Conselho Gestor do Hospital de Areais fizeram na manhã desta quarta feira um protesto na frente do ambulatório do hospital para denunciar a intenção do governo do estado em fechar a EMERGÊNCIA ,Pois os médicos da emergência já foram retirados para a restauração e hoje não existe mais atendimento emergicial naquele hospital.
O conselho gestor fará um reunião próximo dia 16
para avaliar o movimento de hoje e programar outras ações para reabrir a emergência.

HOSPITAL DE AREAS PEDE SOCORRO.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Associação Vila Maria Lúcia e Aliança tem nova administração.

O novo presidente da Associação Vila Maria Lúcia e Aliança é Airton Guerra.Dépois várias tentativas Airton chaga ao poder com muitos projetos de melhoria para a comunidade.Veja
alguns itens do seu programa.


SOLICITAR DA PREFEITURA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A ASSOCIAÇÃO
IMPLANTAR A POLICIA AMIGA NA COMUNIDADE
CURSOS TAIS COMO.INFORMÁTICA,BONECAS,CABELELEIRO ETC..
A eleição de Airton representa o renovo de idéis e ações para aquela comunidade,pois a muito tempo a admistraççao da associação estava na mão das mesmas pessoas e isso não é bom para a democracia,Airton vem com muita vontade de trabalhar e trazer melhorias para a comunidade.
De nossa parte damos os parabéns para A diretória que entre e para a que sai,pois se comportaram de forma democrática durante toda eleição





domingo, 9 de janeiro de 2011

30 de atraso,mas finalmente Pernambuco tem lei de preservação do litoral


Lei para o litoral com 30 anos de atraso
Tânia
Edição de domingo, 9 de janeiro de 2011
Plano de controle de ocupação da costa do estado deverá ser implantado em até 5 anos. Mas os estragos já foram feitos


Um atraso de pelo menos 30 anos. A lei de gerenciamento da costa pernambucana, nº 14.258/10, não vai conseguir reverter os estragos já feitos. Mas é uma nova esperança na preservação dos ecossistemas e do patrimônio natural, histórico e cultural do litoral. Se a legislação existisse há mais tempo, provavelmente as cenas comuns de ocupação da faixa litorânea, sem obedecer aos limites mínimos de distância da linha preamar, não teriam ocorrido. O que dizer, por exemplo, das edificações em plena faixa de areia nas praias de Piedade e Candeias, em Jaboatão dos Guararapes ? Um crime ambiental sem nenhum tipo de punição.

Tornar a lei eficaz é um desafio que a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectma) tem pelos próximos cinco anos. E o trabalho precisa ser divido com os 21 municípios que integram a zona costeira. Cada um terá que elaborar seu próprio plano de gerenciamento costeiro. Um dos pontos da legislação é respeitar a faixa de 33 metros de área não edificante, a partir da linha preamar. ´No caso da orla de Jaboatão, provavelmente não havia na época uma legislação que impedia as construções que foram erguidas na faixa de areia. Hoje isso não seria permitido`, afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente, Hélvio Polito.

Ninguém imaginava que o mar chegaria tão perto. O comerciante João Feliciano, 64 anos, trabalha na orla de Jaboatão desde 1972. Assistiu de perto as mudanças. ´Quando cheguei aqui havia muitas barracas. Hoje mal dar para a gente se movimentar`, afirmou. No Edifício Maria Paula, o funcionário Geraldo Simião, 46, que trabalha desde o início da inauguração do prédio, ainda não acredita na paisagem que se estende à sua frente. ´Onde só tem água hoje, era uma quadra de vôlei e tinha também barraqueiros. O mar chega junto do muro do prédio. Não tem quem diga que a paisagem era muito diferente`, lembrou.

As diretrizes

Cabe ainda à Sectma planejar e estabelecer as diretrizes para a instalação e o gerenciamento das atividades socioeconômicas na zona costeira, garantindo a utilização sustentável, por meio de medidas de controle, proteção, preservação e recuperação dos recursos naturais e dos ecossistemas costeiros e marinhos.

´A responsabilidade será dividida com os municípios, mas dentro de um trabalho integrado envolvendo também os governos estadual e federal`, explicou Hélvio Polito. A proposta é incentivar o desenvolvimento de atividades que respeitem as limitações e as potencialidades dos recursos ambientais e culturais, conciliando as exigências do desenvolvimento com a sua proteção. ´A legislação ambiental não impede o desenvolvimento. Mas é preciso haver as contrapartidas sociais`, defende o professor do departamento de Oceanografia da UFPE, Moacir Araújo.

Para ele, o estado está corrigindo um atraso de muitos anos. ´As questões ambientais eram tratadas de forma generalizada`.





domingo, 2 de janeiro de 2011

Dilma Roussef: Primeira mulher eleita presidente do brasil,recebe a faixa do agora,ex-presidente Lula

Partido Verde vai fazer parte do governo de Eduardo

Por seis votos a um, a Executiva Estadual do PV fechou questão ontem à noite por ingressar na base do governador Eduardo Campos (PSB), tornando-se o 16º partido da Frente Popular, conforme a Folha de Pernambuco antecipou com exclusividade. A decisão terá de ser seguida até pelo deputado estadual eleito Daniel Coelho (PV), cotado para liderar a oposição na Assembleia Legislativa. De quebra, os verdes já desembarcam no governo à frente da Secretaria de Meio Ambiente, cuja criação foi confirmada pelo governador no anúncio do primeiro escalão do seu próximo mandato. Terceiro colocado na disputa pelo Palácio, com 86.543 votos, o presidente estadual do PV, Sérgio Xavier, foi convidado e aceitou assumir a pasta. De férias em Nova Iorque (EUA), ele será anunciado assim que retornar ao Recife.

A direção do partido é composta por 11 nomes, mas apenas sete participaram da reunião. Três direcionamentos entraram na pauta: manter a postura de independência, apoiar Eduardo ou fazer oposição. Seis membros optaram pelo apoio a Campos: o vereador do Recife, Augusto Carreras, o ex-deputado Roberto Leandro, o deputado estadual não reeleito Lucrécio Gomes, um vereador de Escada conhecido apenas por Hermílio e os militantes Poliana e Carlos Augusto. Ligada a Daniel Coelho, a bióloga Betânia Advincula foi a única a votar pela postura de independência.

As articulações para que o PV aderisse ao governo foram conduzidas pelo próprio Sérgio Xavier, por Carreras, ligado a Eduardo desde 1990, e por Roberto Leandro, que presidiu o detran até 2009, quando ainda era filiado ao PT. Candidata ao Senado pela sigla neste ano, a médica Renê Patriota apoia o grupo; assim como ex-deputado Harlan Gadelha e o militante Vicente Roque. Outras lideranças estaduais e municipais do PV também engrossam o coro. “Esperamos que todos cumpram a decisão”, advertiu Leandro, destacando que o próximo passo será discutir com o governador os temas a cerca da sustentabilidade ambiental defendidos pelo PV.

Roberto Leandro, que não confirmou nenhum dos nomes presentes no encontro, disse que Daniel Coelho não está imune à diretriz partidária. O ex-deputado salientou que o correligionário não elegeu-se apenas por seus votos próprios, mas teve contribuição fundamental de todos os votos direcionados aos candidatos da legenda. O que o obrigaria a seguir o partido. Leandro reforçou, porém, que a migração não foi em troca de cargos. “O que existe é uma identidade política”, ressaltou.

De acordo com Augusto Carreras, o convite ao PV foi feito pelo presidente estadual do PSB, Milton Coelho, domingo à noite em reunião no Palácio, da qual também participaram o futuro secretário da Casa Civil e atual procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, e o secretário de Imprensa, Evaldo Costa. Do lado PV, estiveram no encontro o vereador recifense e Sérgio Xavier. Carreras, contudo, não confirmou que o presidente estadual verde será o secretário. “Na ocasião, só tratamos do apoio ao governador, não de cargos”, garantiu.