sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Moradores das ruas Dr.Gonzaga Maranhão e Raposo Pinto,ambas no Ipsep, agradecem Serviços realizados pela COMPESA..

Queremos agredecer a Compesa nas Pessoas de seus servidores Roberta assessoria de imprensa e Miltom do Serviço Social,pelo empenho que os dois servidores tiveram em resolver os problemas .
Roberta foi contactada por Ladelço Gomes Líder comunitário do Ipsep que solicitou providências
a respeito de um vazamento de água na rua Dr.Gonzaga Maranhão.Olha aí o serviço sendo feito.Miltom também foi contactado por Ladelço a respeito de uma caixa de hidrómentro que estava em desnível com a calçada causado problemas para os pedestres que estavam lavando tombos e topadas.Olha ai os serviços sendo feito .Parabéns Compesa e obrigado aos dois servidores.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A audiêcia publica para discutir desmatamento da reserva do paiva não agradou a comunidade de Itapuama que pede nova audiência.










  • A audiência pública realizada pala CPRH no último dia 14 de Dezembro de 2010 no SESC/SENAT do cabo, para discutir o desmatameto de serca de 2,8 hequitaris da reserva do Paiva para construir uma estação de tratamento de esgoto sanitário que vai beneficiar um grande condomínio que será cosntruido na praia do Paiva não agradou aos lideres comunitários, nem as entidades de defesa do meio ambiente pelo não comparecimento de membros dos Ministérios Públicos Federal ,estadual,Ibama,Ufrpe,Ufpe
    e que segundo a CPRH foram convocados e não compareceram e também o Prefeito do Cabo.




  • Após a apresentação do projeto pela construtora ,foi dada apalavra aos representantes da comunidades e das entidades presentes. O representante do Instituto Verde,Vicente Roque lamentou a fauta dos representantes dos Ministérios público,Ufrpe ,Ufpe e do Ibma que seria fundamental nessa audiência e pediu que seja realizanda uma nova audiência com a presença dos faltosos inclusive o Prefeito do Cabo de Santo Agostinho(Municipio onde está sendo feito o empreendimento),pedido este que foi seguido por todos os lideres presentes.




  • Resta saber agora se a CPRH vai atender o pedido


domingo, 12 de dezembro de 2010

No último dia 9 de Dezembro a empresa Vera Cruz reuniu varías lideranças comunitária em almoço no restaurante Edimilsom Carne de Sol.

No dia 10 de dezembro de 2010
a empresa Vera Cruz reuniu
várias lideranças cumunitárias
em almoço. Foi uma boa opotunidade
para lideres trocarem informações
sobre os problemas e ações em suas
comunidades.Ladelço Gomes
que é um lider atuante no Ipsep
e cordenador do projeto Vida Melhor e do
projeto Esporte e Vida,disse que
vai procurar as lideranças do Recife
para programar outros encontros do tipo
para que os lideres possam compartilhar
os problemas e juntos buscar as soluções.































































domingo, 5 de dezembro de 2010

terreno de marinha

Decreto regulamenta parque em manguezal

POSTADO ÀS 11:34 EM 03 DE Dezembro DE 2010

Publicado em 03.12.2010, no Jornal do Commercio. Texto: Cleide Alves, da Editoria de Cidades. Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem, 01.12.2010.

No mesmo dia em que foi divulgada a intenção da Marinha do Brasil de vender o terreno da antiga Estação Rádio Pina, Zona Sul do Recife, onde o município tem projetos para implantação de um parque público, o prefeito em exercício, Milton Coelho, assinou o decreto de regulamentação da área. O agora denominado Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro tem 320,34 hectares, dos quais 225,82 hectares correspondem a mangue. Proprietária de quase 70% da área, a Marinha colocou 248 hectares à venda, por licitação.

O Decreto nº 25.565/2010, que regulamenta o Parque Municipal dos Manguezais, foi assinado anteontem e publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Município. “Esse é um espaço do qual não podemos abrir mão de forma alguma”, afirma o secretário de Meio Ambiente do Recife, Roberto Arrais. Considerado unidade de conservação da natureza, o parque está localizado no estuário dos Rios Capibaribe, Jordão, Pina e Tejipió, entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira.

Roberto Arrais explica que a criação do parque depende da cessão do terreno pela União. “Estamos tentando resolver os problemas legais, creio que a Marinha terá sensibilidade. O interesse público é o que move a prefeitura e a Marinha”, destaca. O assunto será discutido na próxima semana, com mediação do Ministério Público Federal. O procurador da República Marcos Antônio da Silva Costa convocará a Marinha e o município para uma reunião.

Com a regulamentação, a prefeitura define o uso do lugar como parque natural, voltado para a contemplação, educação ambiental e patrimonial, trabalhos científicos e turismo ecológico. O decreto permite a construção de edificações de apoio ao estudo científico e estacionamento para as atividades de pesquisa, em áreas já aterradas, com ausência de mangue, mediante análise especial para taxa de ocupação, taxa de solo natural e altura das edificações.

O parque é a maior área de mangue localizada numa capital, em todo o Brasil, conforme pesquisa da oceanóloga Hélida Philippini, que fez levantamento para a sua tese de doutorado em oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco. O promotor Ricardo Coelho, autor do Projeto do Código Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, acrescenta que a venda dos 248 hectares do manguezal proposta pela Marinha é inconstitucional.

Isso porque, diz ele, o terreno é um patrimônio nacional, considerado Área de Preservação Ambiental (APA). O promotor sugere a criação de uma comissão formada pela Câmara de Vereadores do Recife, prefeitura, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente e pelos Ministérios Públicos Federal e de Pernambuco para discutir o assunto.

Ricardo Coelho aponta a área como um dos maiores manguezais urbanos do mundo, também caracterizada como Área de Preservação Permanente (APP) pelo Código Florestal, lei federal em vigor desde 1965. O 3º Distrito Naval, com sede em Natal, pede R$ 51 milhões pelo imóvel, no sistema de permuta. A vencedora da licitação (propostas serão abertas dia 21, no Rio Grande do Norte) terá de demolir residências na vila naval de Natal e construir novas para oficiais, suboficiais e sargentos em Natal, Maceió, Fortaleza e Olinda.

Na década de 40, na II Guerra Mundial, norte-americanos instalaram nesse local uma estação de rádio, que depois passou para o controle da Marinha. A instituição manteve serviços de comunicação no lugar até os anos 90.

Desde ontem, o Centro Escola Mangue, em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, lançou abaixo-assinado eletrônico para tentar impedir a venda do manguezal. Quem tiver interesse deve acessar este endereço e escrever o nome. “Pretendemos fazer um grande ato público com organizações não governamentais. Vamos convocar a sociedade”, diz a professora Luciana Silva, integrante do centro.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROJETO VIDA MELHOR NO IPSEP

O projeto VIDA MELHOR está com vários ações marcada para o Ipsep